terça-feira, 30 de maio de 2017

Aquino Lima, estilista renomado por já ter vestido pessoas influentes em seus 31 anos de carreira fala do seu próximo desfile em Itapevi (SP)

Montagem: Portal BNC
Sempre gostei muito do Clodovil, pois ele era um exemplo, foi ele que lutou pelos nossos direitos, trouxe os prêmios de Agulha de Ouro, Tesoura de Ouro para nosso país, é por causa dele que temos muitos estilistas famosos”. Diz.
Do portal BNC, por Aluysio Morais
Terça-feira, 30 de maio de 2017 (23:00:02)

O estilista de moda e bem conceituado Aquino Lima, nascido em Osasco (SP) e hoje radicado em Itapevi, cidade distante 45km da capital São Paulo, cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência como as pessoas se vestem e evidentemente criando tendências no mercado brasileiro.


Ser estilista não é apenas saber desenhar, é saber ser criativo, é saber qual vestuário adequado para cada pessoa.

Um bom estilista deve ter uma visão global quando se trata do mundo glamouroso da moda e isso o Aquino Lima tem de sobra. Com mais de 31 anos de carreira profissional, ele se orgulha da profissão que exerce, pois não é à toa que já vestiu várias pessoas influentes como a modelo/atriz LUANA RIBAUCH, Maria Fernanda Cândido, Barbosa Borges, Regiane Alves, Cornélia (esposa de Nagi), Beth Gusso, Adriana Ribeiro e Liriel (cantora de ópera), dentre outros...  

Tudo começou na escola como uma brincadeira na vida daquele garoto meigo, franzino, mas que já mostrava um grande talento sobre os demais da sua idade, “Aconteceu que houve na minha escola um concurso de desenho e todos meus amigos já tinham escolhidos de tudo para exibir no tal concurso, foi quando fiquei praticamente sem opção para mostrar, foi quando me pediram para desenhar um vestido... na verdade não sei se foi por deboche ou algo assim, o fato que desenhei e acabei ganhando o concurso”. Falou Aquino Lima.

A vida do estilista Aquino não foi nada fácil, pois ele já passou por vários momentos difíceis e delicados na vida: No início de carreira não teve apoio de família, alguns estilistas que usaram obras suas sem que tivesse sua marca, enfim... uma vez passando por uma loja vi na vitrine um vestido que eu tinha desenhado, entrei e perguntei ao estilista quem teria desenhado e ele tomou meu vestido como obra dele, claro que ali mesmo o desmenti e foi uma das situações embaraçosas que passei”. E concluiu dizendo: Outra situação embaraçosa foi quando um estilista famoso usou meus desenhos em seus vestidos e disse que ele era o criador, isso em uma emissora, depois ele quis me oferecer um valor baixíssimo para eu desenhar para ele, óbvio que eu recusei, pois talento não tem preço”.

Em alguns momentos o Aquino pensou em desistir da carreira pela falta de respeito à profissão, tanto política quanto social. “Pensei sim em desistir, por não ter um sindicato que proteja nossos direitos para nos representar, por esse motivo no âmbito judicial não há minha profissão no ministério do trabalho, isso no Brasil, pois em outros países somos muitos respeitados”. E finalizou dizendo: “Quando o saudoso Clodovil era vivo ele lutou pelos os estilistas, ai começaram os projetos ‘Agulha de Ouro’, ‘Tesoura de Ouro’ e ganhamos muitos prêmios... ele realmente abraçou a causa e devido a ele temos muitos estilistas conhecidos”.

Vale salientar que a mais nova coleção do Aquino  chama-se ‘VITÓRIA’, inspirado no brilho de cada amanhecer com ‘SWAROVSKI’ que representa a luz de cada ser, a renda, a sensibilidade, uma coleção que fala com a alma da mulher. O primeiro desfile será no próximo dia 10 de junho à Rua Américo Valentin Cristianini, 12, às 14h. Vale a penas conferir...

Veja na íntegra a entrevista completa com o magnífico estilista brasileiro Aquino Lima feita com exclusividade para o Portal BNC...
Foto: Arquivo Pessoal
B N C – Como surgiu a paixão pela moda?
Aquino Lima – Assistindo concursos de miss, mas desenho foi na escola com os concursos de desenho.

B N C – A quanto tempo você está na profissão e como iniciou a carreira?
Aquino Lima – 31 anos de carreira, foi no passeio na Rua São Caetano, Seu Oswaldo Bittar dono da Alvorada Noiva, na época que me deu a primeira oportunidade, e de lá eu iniciei no ramo de noivas e festas.

B N C - Para o ofício, existe escola ou é uma habilidade natural?
Aquino Lima – Escola existe, porém no meu caso foi natural, comecei muito pequeno nasci com  esse Dom.

B N C – Qual o seu estilo? Para quem você faz moda?
Aquino Lima – Noivas, festas e Debutantes e agora vivo meu sonho de vestir Misses, eu não faço moda eu realizo sonhos.

B N C – O que a mulher veste à noite para um encontro romântico?
Aquino Lima – Com elegância com toques de mistério e sensualidade, mas nunca deixando de ter um ar angelical. E com esses toques ela consegue se vestir para o local com todas essas misturas e cores.

B N C – Você se espelhou em alguém nesse mundo glamouroso da moda?
Aquino Lima – Sempre gostei muito do Clodovil, pois ele era um exemplo, foi ele que lutou pelos nossos direitos, trouxe os prêmios de Agulha de Ouro, Tesoura de Ouro para nosso país, é por causa dele que temos muitos estilistas famosos.

B N C – Quais suas principais dificuldades no início de carreira?
Aquino Lima – Não ter o apoio da família, e a falta de respeito pela a profissão, tanto política quanto social, digo pelo fato de não ter um sindicato que nos represente, no âmbito judicial, o fato de não ter a profissão registrada dificulta muito no começo de carreira.

B N C – Quais os maiores desafios para trabalhar com rendas?
Aquino Lima – Primeira dificuldade o Brasil não é fabricante de renda finas, as rendas que enchem os olhos das mulheres são rendas importadas onde o custo da roupa fica muito elevado, segunda dificuldade a quantidade de renda recebida por nosso pais é muito pequeno para produções de grande escala, o que implica mesmo seria o valor, mesmo assim aumentou muito desde as décadas 30, 40 e 50 onde apena a grande elite a utilizavam.
No âmbito de trabalhar com ela a dificuldade é a largura pois ela vem com 90 cm de largura sendo que os tecidos tem 1,40 e ai acabamos tendo que trabalhar com enxerto que seria a junção da renda manualmente para chegar a medida do tecido, ou usarmos a renda no cumprimento ao invés da largura.

B N C – Em que você se inspira para criar seus belos e lindos modelos?
Aquino Lima – No bicho mulher, esse ser mulher que é a base de toda beleza.

B N C – Quais as experiências mais marcantes na sua trajetória, desde que começou a trabalhar com moda?
Aquino Lima – Uma das foi que eu trabalhava no ateliê com 8 estilistas, e na revista seguinte sairiam apenas 1 vestido dos 8 estilistas presentes, e o meu foi o escolhido.

B N C – O que você acha do mercado de moda aqui no Brasil?
Aquino Lima – Depois de muitos anos estamos crescendo no brasil, nossa qualidade subiu muito e temos ai o Fashion Week que hoje é feito no Brasil, onde estamos dominando o mercado. Os brasileiros talvez não dêm muita importância a moda brasileira, mas os Europeus conseguem ter uma visão muita maior na moda brasileira, tanto é que foram eles que trouxeram o Fashion Week para nosso país tendo em vista as qualidade dos grandes estilistas que temos no Brasil como por exemplo Alexandre Herchcovitch.

B N C – O que significa vestir a modelo e atriz Luana Dias?
Aquino Lima – Uma consagração de anos de trabalho lutas, perdas, e agora vitória ao ser consagrado  por esta atriz/modelo e amiga/irmã que conquistou meu coração. Grande amiga conselheira mulher. 

B N C - Quanto tempo, em média, demora uma peça elaborada para ser produzida?
Aquino Lima – Dependendo da peça levo 3 dias. 

B N C – Quais são as novidades da sua coleção mais recente?
Aquino Lima – Muito glamour, brilho, luxo e peças que te envolvem em um sonho de riqueza e sutilezas, peças da mais alta costura.

B N C – Em que foi inspirada sua nova coleção chamada de ‘Vitória’ que fará parte do desfile que será realizado dia 10 de junho em Itapevi (SP)?
Aquino Lima – É uma fase de renascimento, depois de uma fase ruim, da viuvez, decidi fazer uma coleção que mostra a vitória de cada dia, um novo começar.

B N C – Fale um pouco sobre tal desfile:
Aquino Lima – É uma grande homenagem ao meu falecido marido e a mim mesmo vencendo toda dor e falta da presença dele, e a luz que desejo a ele onde estiver está representada em cada cristal colocado com amor, carinho e saudades. Infelizmente a morte e a vida se encontrando
no luxo e ao recomeçar como uma fênix dessa enorme perda a coleção vitória e de um profissional homem que das cinzas se refaz no brilho,  luxo e glamour.  

B N C – Quais seus planos para o futuro?
Aquino Lima – A evolução do meu trabalho e a minha própria cada dia mais. 

B N C – Quem é Aquino Lima estilista e Aquino Lima Pessoa?
Aquino Lima – Aquino Lima estilista chato muito exigente comigo mesmo perfeccionista.
Aquino Lima Pessoa se descobrindo cada dia, sempre esperando de si um algo a mais o tempo todo (risos).

B N C – Um jogo rápido para terminarmos nossa entrevista: Uma viagem;
Aquino Lima – Egito e Grécia será um sonho que em breve quero realizar. 

B N C – Um momento inesquecível;
Aquino Lima – Meu casamento 

B N C – Um ídolo;
Aquino Lima – Minha mãe.
 
B N C – Uma virtude;
Aquino Lima – Amar tudo que faço é faço tudo que amo. 

B N C – Um defeito;
Aquino Lima – Não sei esperar.

B N C – Um estilista;
Aquino Lima – Clodovil no Brasil e Valentino.

B N C – Um livro;
Aquino Lima – A guerra do Apocalipse.

B N C – Uma frase:
Aquino Lima – “As pessoas entram nas nossas vidas sem pedir licença e saem sem dizer adeus”.
 
O estilista Aquino Lima fala sobre sua carreira no mundo da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
O famoso estilista Aquino lima veste também a modelo e atriz Luana Ribauch 
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima, estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Estilista renomado mostra que nasceu para o mundo glamouroso da moda
Aquino Lima mostra todo seu talento diante das câmaras
Aquino Lima mostra todo seu talento diante das câmaras
Aquino Lima mostra todo seu talento diante das câmaras
Fotógrafos:
Herbert Natal;
Jonhy Nastri;
Edyfotografo;
Hamilton;
Adilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário