terça-feira, 6 de outubro de 2015

Formada em biologia e uma experiência extrema no mundo da moda, Raísa Leite fala sobre trabalhos realizados como modelo em países asiáticos

Linda e sensual a modelo Raisa Leite é hoje reconhecida internacionalmente é pelo excelente trabalhos feitos na Tailândia e Idonèsia (Fotos: Karina Yasmine e Bosco Wijaya
Do Portal BNC, Por Aluysio Morais
Terça-feira, 15 de setembro de 2015 (21:20:05)

Raísa Leite, modelo nascida em São Paulo, Capital, é de uma beleza e um carisma extremo, com grande experiência no mundo da moda e várias viagens pela Ásia, fez com que essa linda paulista ganhasse fama e simpatia no mundo da moda. Raisa viajou para países como México, Índia, Tailândia e Indonésia, além de ter feito trabalhos para a República Tcheca e Argentina.


Raisa reside atualmente na cidade de Guarulhos (SP), tem 26 anos de idade, 1,70m de altura, pesa 54kg e o que mais gosta de fazer é viajar e conhecer novos lugares, costumes, a cultura e o povo local.

A modelo é ligada em espiritualidade, na Índia viveu em Ashrans e fez curso de meditação budista em silêncio em um monastério durante 10 dias na Tailândia. “Por onde ando vou vivenciando cada país”. Ressalta a modelo e finaliza dizendo: “Em cada lugar que chego, saio outra pessoa porque a gente aprende mais do que imaginamos aprender, isso é legal. Eu só tenho a agradecer”.

Raisa Leite é uma modelo que gosta do que faz, tanto na área da modelagem como também na área da biologia. Bióloga, ela fez vários trabalhos em Fernando de Noronha (PE) com golfinhos, até que um dia pediu demissão e voltou para a casa dos pais em São Paulo, foi quando começou a fazer alguns trabalhos com eventos e figuração, “Às vezes eu ia trabalhar em um evento e pediam para eu fazer o catálogo do produto, às vezes eu ia fazer figuração e eles me pediam para ser a personagem principal ou me colocavam em alguma posição de destaque. Aí então pensei: Acho que vou voltar pra esta área, vai que rola. e no fim rolou mesmo”.

A modelo é uma pessoa de extrema personalidade, linda, meiga, segura em suas palavras e porque não dizer: sem namorado também, mas que os marmanjos não se animem, porque no momento a beldade não está nem aí para namoro. Só resta no momento os pretendentes ficarem babando mesmo. Admirá-la é o que poderão fazer neste momento, e nada melhor do que aproveitar o ensejo e ver o arquivo fotográfico da modelo aqui no Portal BNC.

Bem, para ler na íntegra a entrevista completa com essa beldade e saber mais sobre sua vida no Brasil e em outros países da Europa e Ásia, continue lendo...


B N C – Sempre passou por sua cabeça ser modelo?
Raisa Leite – Desde bebê até os meus 7 anos eu já trabalhava como modelo. Fui crescendo e minha mãe com todos os afazeres que tinha, não restava mais tempo pra me levar pros castings. Com o tempo fui crescendo e só pensava em fazer faculdade e trabalhar na minha área. Na verdade nunca pensei que mais tarde voltaria a modelar, foi uma surpresa pra mim.

B N C – Com quantos anos você pisou pela primeira vez numa passarela?
Raisa Leite – Aos 25 anos, quando estive na Tailândia. No Brasil e nos países em que estive minha carreira sempre foi voltada para a parte comercial e não pra parte fashion.

B N C – Quando você percebeu que levaria jeito para o mundo glamouroso da moda?
Raisa Leite – Depois de me formar como bióloga e trabalhar com golfinhos em Fernando de Noronha (PE), acabei pedindo demissão e voltando a morar com meus pais aqui em São Paulo. Por estar parada em casa, passei a fazer alguns “bicos” com eventos e figuração. E então fui notando que durante várias vezes em que eu era contratada pra um trabalho, os clientes gostavam de mim e acabavam me mudando de posição. Às vezes eu ia trabalhar em um evento e pediam pra eu fazer o catálogo do produto. Às vezes eu ia fazer figuração e eles me pediam pra ser a personagem principal ou me colocavam em alguma posição de destaque. Daí então pensei: “Acho que vou voltar pra esta área, vai que rola” e no fim rolou mesmo.

B N C – Você se espelhou em alguém no início da carreira?
Raisa Leite – Meu sonho nunca foi ser modelo e nunca acompanhei nenhuma modelo famosa ou qualquer ícone da moda. Acho que sempre me espelhei mesmo naqueles que me inspiravam com boas atitudes, e isso eu encontrava em meu redor, com as pessoas que estavam a minha volta, inclusive minha família.

B N C – Qual ou quais suas principais dificuldades no início da carreira?

Raisa Leite – Como alguém que é louca por comer [risos] uma das minhas maiores dificuldades sempre foi me controlar nessa parte. Outra coisa é a confiança. No comecinho é normal sentir bastante insegurança e acabar dando muita atenção pra todos os “nãos” que sempre acabam vindo... até a gente começar a confiar mais na gente e reconhecer que podemos tudo o que quisermos.
Foto: Alex Pasquall
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Xenia Veryano
Foto: Alex Pasqualle
B N C – Qual lado bom no mundo da moda?
Raisa Leite – Nosso trabalho é posar, é atuar, é arte, e pra quem gosta, acaba sendo um trabalho bem prazeroso e divertido. Outra coisa legal é que nessa profissão a gente conhece muita gente e tem oportunidade de viajar pra lugares incríveis. Na Indonésia, por exemplo, fiz um trabalho pra uma revista que foi todo fotografado numa ilha particular e paradisíaca. Foi maravilhoso.

B N C – E o ruim?
Raisa Leite – Por ser uma área muito estética, uma das características negativas que não é difícil de encontrar nesse mundo da moda, é a supervalorização da aparência, e o consumismo desenfreado: “a importância do comprar, do ter,” que acaba ultrapassando o “ser”.
Algumas vezes muita futilidade e pensamentos bem rasos.

B N C – Alguém já tentou puxar seu tapete para se beneficiar de algo no mundo da moda?
Raisa Leite – Infelizmente, gente mal intencionada existe em qualquer lugar e profissão, mas a gente aprende com cada uma e acaba levando como aprendizado pra próxima.

B N C – Como é trabalhar no exterior como modelo?
Raisa Leite – É incrível. Quando a gente trabalha no exterior a gente cresce demais e tudo é aprendizado: a língua, os costumes, a comida, o como se portar  dependendo da cultura do local. E por estar longe, a gente acaba criando laços bem fortes com as pessoas a nossa volta. Pelo menos nos lugares em que estive sempre fui muito bem tratada, e só por você ser uma modelo que veio “de fora” a gente acaba sendo mais valorizada.

B N C – Como foi seu primeiro trabalho no exterior? Como tudo aconteceu para que você fosse para o exterior?
Raisa Leite – O primeiro país que viajei foi para o México. Mesmo o espanhol sendo um idioma bem parecido com o português, acho que essa foi minha maior insegurança no meu primeiro trabalho. Mas no fim sempre dá tudo certo e a gente acaba aprendendo a se virar.

Sobre como tudo aconteceu pra minha primeira viagem: Na época eu ainda não era modelo e tinha sido contratada para uma feira de beleza pra distribuir alguns brindes enquanto os cabeleireiros faziam penteados nas modelos. No fim da história, o cliente acabou gostando tanto de mim que me trocou com uma das modelos, e foi assim que nos aproximamos e elas me contaram que também trabalhavam internacionalmente. A gente ia conversando e meus olhos brilhavam com tanta inspiração que sentia de ouvir aquelas histórias das viagens e dos países que elas tinham trabalhado. Foi aí que uma delas, que hoje é uma grande amiga, super me incentivou a viajar como modelo. Eu queria muito mas estava um pouco insegura com a idéia. Mesmo assim, fui em frente e, na mesma semana, encontrei um scouter que morava no México, contactei-o e uma semana depois, já tinha sido aceita por uma agência de lá.

B N C – Como você vê hoje o trabalho das modelos no Brasil?
Raisa Leite – O Brasil é um mercado super competitivo e de excelência em qualidade de modelos. As modelos brasileiras são de altíssimo nível e é por isso que é tão fácil ver as modelos daqui fazendo sucesso em tantos lugares do mundo.  

B N C – Como as modelos brasileiras são vistas nesses países europeus e asiáticos?
Raisa Leite – Você pode até modelar fora do Brasil mas vai sentir que nem saiu dele quando se der conta da quantidade de modelos brasileiros que estão trabalhando internacionalmente. Posso falar apenas dos países que estive: México, Índia, Tailândia e Indonésia e afirmo que em todos eles as modelos são bem muito bem vistas e bem tratadas. É só dizer que você é brasileira que eles já abrem um sorriso e te recebem muito bem.

 B N C – O que é trabalhar para uma Agência como a Lotus Models?
Raisa Leite – Eu sou muito feliz em ter a Lotus como agência. Além de serem ótimos profissionais e cuidarem do meu internacional super bem, eles sempre tem um tempo pra me ouvir e me apoiar quando preciso. É uma agência bem família mesmo, e isto conta muito.

B N C – Você se considera uma pessoa realizada no mundo da moda?
Raisa Leite – Acho que sim. Me sinto muito realizada e grata por todas as oportunidades que tive.

B N C – O que significa para você ser reconhecida hoje no mercado internacional?
Raisa Leite – Muito feliz! [risos] Pra alguém que nunca havia esperado chegar até aqui, tenho que dizer que me sinto abençoada e cheia de gratidão.

B N C – Quando você começou a modelar, imaginaria que um dia iria ser reconhecida internacionalmente?
Raisa Leite – A gente tem que acreditar sempre na gente né? Mas pra ser bem sincera, não imaginava não! [risos]

B N C – Quem é Raisa modelo e Raisa pessoa?
Raisa Leite – São a mesma. Diferem somente no modo de se vestir e maquiar. A Raisa pessoa gosta de se sentir confortável, se veste meio hippie e não liga se está bagunçada ou com a cara lavada. 

B N C – Se tivesse que mudar algo em seu corpo, o que mudaria?
Raisa Leite – A minha altura. Se pudesse dava aquela esticadinha básica e seria mais alta [risos].

B N C – Qual a parte do seu corpo que você mais gosta?
Raisa Leite – Meu cabelo. Antes odiava e só andava com ele preso pra tentar controlar o volume. Hoje em dia eu o amo do jeitinho que é e quanto mais volume, pra mim, melhor. Como é bom mudar né? [risos]
Foto: Karina Yasmine
Foto: Alex Pasqualle
Foto: Bosco Wijaya
B N C – Você já passou por algum vexame no mundo da moda?
Raisa Leite – Já passei por uma situação engraçada. Quando estava na Tailândia fui fazer um desfile durante um show de um cantor famoso de lá. A passarela era no meio de um estádio e começava no meio do palco. Eu e as outras modelos estávamos de biquíni estilo retrô, uma coisa meio pin-up, e foi aí que o cliente teve a brilhante idéia de pedir pra que eu fizesse a passarela levando um cachorrinho comigo, já que ele era muito fofo e combinava super bem com o meu figurino. O problema foi que o cachorro não gostou muito da idéia e, na hora que entrei na passarela, ele viu aquele mundaréu de gente e aquela barulheira toda, ele se assustou  acabou paralisando. Eu, desesperada pra entrar no palco e não atrasar o desfile, tentava agradar o bichinho de todas as formas, chamava, puxava, mas não tinha jeito. Não tinha quem o fizesse andar. Foi então que, sem ter outra opção, soltei a coleira e continuei a passarela sorrindo e dando tchauzinho para o público, com aquela cara de “diva” que a gente faz pra fingir que tudo estava tudo dentro dos planos. E enquanto eu desfilava os caras da produção tentavam alcançar o cachorro que saia correndo desesperado pelo meio do palco.    

B N C – O que você pensa para o futuro?
Raisa Leite – Continuar fazendo o que gosto e continuar viajando.

B N C – Com uma vasta experiência que você tem, o que você diria as modelos que estão em início de carreira?
Raisa Leite – Eu diria que se é isso mesmo que vocês querem fazer, não desistam. Vocês vão levar muitos ‘nãos’ pelo caminho, e vão passar por situações que podem ser consideradas como problemas, mas todas essas não são mais do que aprendizados pra fortalecer a gente e nos tornar profissional melhores e mais fortes. Escute elogios, mas também tenha humildade para escutar críticas e aceitá-las, pois só assim que a gente muda e melhora. E acima de tudo, seja você mesma, e seja autêntica.   

B N C – Como é seu dia-a-dia?
Raisa Leite – Não tenho rotina fixa. Tudo depende do dia e de onde estou. Odeio rotina.

B N C – Qual seu maior sonho no momento?
Raisa Leite – Ainda estou construindo... [risos]

B N C – Você já recebeu propostas indecentes de trabalho?
Raisa Leite – Sim, várias. E infelizmente isso é super comum neste meio.

B N C – Como você define esse tipo de pessoa que age com tamanha má índole?
Raisa Leite – São pessoas superficiais. Dão tanto valor ao dinheiro que acham que ele até tem o poder de comprar relações, de comprar amor ou de comprar o outro. É triste, mas um dia eles vão acordar e descobrir que passaram a vida acreditando numa baita de uma ilusão.

B N C – Uma pergunta que seus fãs irão gostar ou talvez não: como está seu coração com relação ao amor? Preenchido?
Raisa Leite – Preenchido de amor esteve sempre, mas não, não estou namorando, se é isto que você está me perguntando [risos].

B N C – Um jogo rápido: Um momento que lhe marcou;
Raisa Leite – Quando vi baleias de perto.

B N C – Uma viagem;
Raisa Leite – Índia

B N C – Um ídolo;
Raisa Leite – Osho

B N C – Uma virtude;
Raisa Leite – Ver as coisas pelo lado bom

B N C – Um defeito;
Raisa Leite – Comer pra caramba.

B N C – O que não pode faltar em sua bolsa;
Raisa Leite – Um livro.

B N C – O que jamais comeria;
Raisa Leite – Acho que nada [risos]

B N C – Melhor prato;
Raisa Leite – Arroz e feijão

B N C – Um filme;
Raisa Leite – Comer, Rezar e Amar

B N C – Um livro;
Raisa Leite – 1984 – George Orwell

B N C – Uma frase:
Raisa Leite – “É fora de nossa zona de conforto que toda a magia acontece”.
Foto: Karina Yasmine
 Foto: Hartono Hosea 
Foto: Arquivo Pessoal/Joy Magazine
Foto: Nicky Gunawan
Foto: Alex Pasqualle
Foto: Nicky Gunawan
Foto: Nacho Miranda
Foto:Ségio Marreiro
Foto: Alex Pasqualle
Foto: Ivete Tirado
Foto: Sérgio Marreiro
Foto: Alex Pasqualle
Foto: Bosco Wijaya
Foto: Mário Ardi
Foto: Tom Hoops
 Foto: Panji Indra





Um comentário: