sexta-feira, 14 de março de 2014

Em entrevista ao BNC, Tita Caxiado, fundador do Museu que leva seu nome fala com entusiasmo do sonho de concluir essa grande obra de arte que é o Museu

Tita Caxiado exibe orgulhosamente o que é seu maior sonho
Do BNC, Por Aluysio Morais
Um dos sonhos de um artista que ama a arte como ninguém, um dos maiores artista plástico do Nordeste, conhecido popularmente como Tita Caxiado ou simplesmente ‘Caxiado’ foi construir um museu. Sem apoio financeiro e com muito trabalho e dedicação, este gênio das mãos habilidosas e leves, enfrentou um grande desafio em sua vida, construir o Museu que leva seu nome ‘Caxiado’.

CLIC NO LINK PARA CURTIR A PÁGINA DO BNC
 LEIA TAMBÉM:


O ‘Museu Caxiado’, fica em um lugar estratégico, com uma vista de dar inveja a qualquer turista que por ali passar. Construído em um terreno acidentado, cheio de pedras irregulares, o que dar um ar de beleza inconfundível à cidade é hoje o cartão postal do lugar.
São Joaquim do Monte vito do Museu Caxiado (Foto: Aluysio Morais)
Perguntado a Caxiado, fundador do Museu, qual era seu proposto quando chegou à cidade, ele respondeu: “Quando cheguei à São Joaquim do Monte, não tinha nenhum propósito, a não ser edificar a estátua de Frei Damião, para a qual fui contratado.  A chance de realizar meu sonho estava ali, próxima do santuário: um lugar propício aos meus desejos, por tratar-se de uma geografia irregular terreno acidentado, alagado, repleto de pedra disforme e por isso mesmo rejeitado pela maioria dos pretendentes a compra.em dúvida, um presente de Deus para quem tem o dom da arte. A partir daquela data, (15 de julho de 2008), investi minhas economias, trabalhando com afinco para construir meu sonhado museu”.

Perguntado a Caxiado, fundador do Museu, qual era seu proposto quando chegou à cidade, ele respondeu: “Quando cheguei à São Joaquim do Monte, não tinha nenhum propósito, a não ser edificar a estátua de Frei Damião, para a qual fui contratado.  A chance de realizar meu sonho estava ali, próxima do santuário: um lugar propício aos meus desejos, por tratar-se de uma geografia irregular terreno acidentado, alagado, repleto de pedra disforme e por isso mesmo rejeitado pela maioria dos pretendentes a compra.em dúvida, um presente de Deus para quem tem o dom da arte. A partir daquela data, (15 de julho de 2008), investi minhas economias, trabalhando com afinco para construir meu sonhado museu”.


ENTREVISTA


B N C – Você é um artista múltiplo como podemos dizer: talhador, pintor, ator, escultor, poeta, sanfoneiro, compositor e cantor. Como você se sente sendo tudo isso?
Tita Caxiado – Privilegiado!  Agradeço a Deus!

B N C – Com tantas profissões assim, você se sente uma pessoa realizada no mundo artístico?
Tita Caxiado – Artisticamente, sim

B N C – Dentre tantos trabalhos que você fez qual o mais demorado e quanto tempo gastou?
Tita Caxiado – A escultura do Sr. Rosalvo Rocha, em ferro e concreto tamanho natural, localizada na posada sítio da prainha em Tamandaré. Com duração de 10 meses.
 Estátua do Sr. Rosalvo Rocha no Sítio da Prainha em Tamandaré (PE), obra mais trabalhosa de sua carreira... 10 meses para finalizá-la.
 Estátua do Sr. Rosalvo Rocha no Sítio da Prainha em Tamandaré (PE) construída por Caxiado
B N C – Com vários trabalhos feitos, tem algum em especial? Qual?
Tita Caxiado – O monumento a Plínio Pacheco, em ferro e concreto, no teatro da Nova Jerusalém.

B N C – Como você está se sentindo nesse momento com a presença da Diva do Teatro Pernambucano Prazeres Barbosa e seu esposo, o também ator Francisco Torres?
Tita Caxiado – Muito feliz! Para nós, eu e Fernanda, esse casal é muito especial! Nos trás alegria e energia boa para nos fortalecer!

B N C – Você presenteou Prazeres Barbosa com um painel talhado em pedra que se encontra no Teatro da atriz em Caruaru. Como tudo aconteceu?
Tita Caxiado – Estávamos trabalhando num filme na cidade de Frei Miguelinho, quando ela me falou do sonho de construir seu próprio teatro e que gostaria de ter uma obra de arte minha. Foi uma satisfação poder retratá-la através dos seus personagens no contexto da minha obra. Lembrando que o painel em alto relevo foi confeccionado em cimento.
59º painel de autoria de Tita Caxiado feito com muito amor e carinho para presentear a atriz Prazeres Barbosa que coincidência ou não, a mesma completaria 59 anos na ocasião.
B N C – Você trabalhou junto com o ator Francisco Torres no maior Teatro ao ar livre do mundo em Fazenda Nova. Como a sensação de um profissional do teatro participar de um evento com tamanhas proporções onde os atores interagem diretamente com o público?
Tita Caxiado – Muito bom! Mais uma experiência pro meu currículo.

B N C – Como surgiu a ideia de construir o “Museu Caxiado”?  
Tita Caxiado – Era um sonho antigo! Sempre pensava, quando completasse 60 anos, parar com as esculturas e me dedicar à construção do museu e a outras modalidades mais leves. Hoje aos 64 anos, ainda continuo na labuta pela sobrevivência é claro.

B N C – Você tem previsões para a conclusão do Museu?
Tita Caxiado – A princípio, minha previsão era de 5 anos, no caso de ter apoio. Mas como não consegui, o prazo extrapolou e eu acredito que ainda levarei outros 5 anos.

B N C – O museu por si só já é uma obra de arte, parte feita pela natureza, parte feita pelas mãos mágicas do grande artista plástico que você é, proporcionando assim uma vista extraordinária da paisagem. Assim sendo, como você se sente diante das pessoas que por aqui passaram e continuam a passar, inclusive algumas figuras ilustres?
Tita Caxiado – Agradeço por sua referência. Acredito quê, como você, todo visitante de sensibilidade se encanta com este espaço, mesmo sem está pronto e, isso me gratifica por perceber que as pessoas estão valorizando meus esforços e minha arte.

B N C – Por que você escolheu a cidade de São Joaquim do Monte para construir o Museu? Pelo fato do terreno ser mais propício para suas esculturas em pedras e por ser um terreno baldio, com belas vistas?
Tita Caxiado – A princípio, eu queria Fazenda Nova; em segundo lugar, Caruaru. Não tive apoio nem condições. O destino me trouxe à São Joaquim e Deus tinha este lugar reservado pra mim. Tudo que ganhei na construção da estátua de Frei Damião e os demais recursos que consegui até hoje, investi neste espaço sem esperar nenhum lucro; Apenas para realizar meu sonho.

B N C – No resultado final, o Museu vai contar com sete estações, cada uma destacada com uma letra do nome ‘Caxiado’. O que representa cada uma das estações?

Tita Caxiado – Com exceção da primeira estação, (que abriga os primeiros estudos de materiais e pesquisas de técnicas) e a última estação, (que vai abrigar meu acervo, e minhas histórias) as outras 5 estações restantes, cada uma delas vai ter seu tema específico:  Tema sacro, música, mitologia, animais etc...
 Caxiado faz questão de mostrar toda infraestutura que abrange toda área do Museu
 Não foi à toa que Caxido escolheu esse lindo lugar para construir o Museu que leva seu nome 
Vale a pena conhecer o Museu Caxiado, a ver pelas belas imagens
B N C – Como você ver a arte hoje em dia?
Tita Caxiado – Sempre com dificuldades! Uns com mais sorte, outros não. Foi assim e sempre será. Muitos com talento, sem sucesso e outros sem talento com sucesso. Tudo relativo assim como é a vida!

B N C – O que quer dizer GAMAR  e quem foi o fundador?
Tita Caxiado – GAMAR significa: Grupo Amantes das Artes. Criado por Dr. José Arlindo, médico e poeta e, Margarida Tavares, psicóloga, escritora e sócia proprietária da Pousada Aba da Serra.

B N C – Fale um pouco sobre o Grupo GAMAR.
Tita Caxiado – A proposta do GAMAR é descobrir os talentos anônimos em todas as modalidades e tentar divulgá-los, através de exposições e todos os meios possíveis que possam promovê-los.

B N C - Hoje está havendo mais uma confraternização aqui no Museu Caxiado, do Grupo GAMAR com a presença de pessoas ilustres como o acordeonista João Pereira e sua esposa Alessandra, Givanice Santos e a atriz global Prazeres Barbosa juntamente com seu esposo e ator Francisco Torres. Diante de tanta gente boa o que se passa em seu coração nesse momento?
Tita Caxiado – É um momento de comunhão e de agradecimentos a Deus pela oportunidade de celebrar seu terceiro ano de vida, num encontro de tantas pessoas importantes. Neste espaço, passaram artistas de outros países, como França, Espanha e, artistas brasileiros de qualidade. Hoje não seria diferente com a presença dessas figuras que você citou.

B N C – Você acha que os governantes deveriam investir mais na cultura, na arte, enfim...?

Tita Caxiado – Existem investimentos, chamados incentivo a cultura a nível federal e estadual. O difícil são os caminhos burocráticos para chegar até eles. Eu mesmo já tentei e continuo tentando, mas até agora, nada.

B N C – Se você tivesse uma conversa com a Presidente Dilma, o que você diria ou pediria pra ela?
Tita Caxiado ― Embora fosse perca de tempo, eu pediria melhoria na saúde e na segurança! Mas isso nós sabemos: seria impossível para esse governo!

B N C – Qual o melhor prêmio que um artista pode ganhar?
Tita Caxiado – O reconhecimento!

B N C – Quem é Caxiado?
Tita Caxiado – Um homem simples! Feliz! Mais do que um artista! Um herói!

B N C – Um ídolo;
Tita Caxiado – Dominguinhos! Como acordeonista, como compositor, como figura humana, como amigo! Um iluminado!

B N C – Um momento;
Tita Caxiado – São vários momentos: Com Fernanda! Com meus amigos! Com meus pensamentos! Com minha arte e com Deus!
B N C – Uma virtude;
Tita Caxiado – Eu ainda estou sem virtude! Ainda não pensei sobre isso!

B N C – Um astro (in memória);
Tita Caxiado – São muitos: Jacksom, Gonzaga, Louis Armstrong, Baden Pawer, Art Van Damme, Frank Sinatra...

B N C – Uma frase:
Tita Caxiado – “É burrice subestimar a capacidade intelectual do artista.” Tita Caxiado
Final da entrevista:

FINAL DA ENTREVISTA

Agradeço a presença do nobre amigo Aluysio Morais, seus familiares e demais visitantes. Agradeço a presença do blog BNC pela iniciativa desta entrevista, especialmente, pelo empenho em promover a valorização dos artistas entre os quais, carinhosamente fui incluído.

 Fernanda (Esposa de Caxiado), Caxiado e a atriz global Prazeres Barbosa









 Como não poderia de ser, eu com o amigo Caxiado

 Obras primas do artista plástico Tita Caxiado
 Obras primas do artista plástico Tita Caxiado
 Obras primas do artista plástico Tita Caxiado
 Obras primas do artista plástico Tita Caxiado

Obras primas do artista plástico Tita Caxiado

 Caxiado com sua esposa Fernanda e o ator Francisco Torres cos Prazeres Barbosa
 Susanna Monteiro bem distraída diante da beleza do Museu
 Vale a pena visitar esse maravilhoso lugar - Museu Caxiado 
 Memorial Caxiado em fase final
Vale a pena visitar esse maravilhoso lugar - Museu Caxiado 
A atriz Prazeres Barbosa é homenageada e ao mesmo tempo faz uma homenagem a Caxiado
 Á noite  foi de música ao som dos acordeonistas Caxiado e João Pereira
Os casais Caxiado e Fernanda e Francisco Torres e Prazeres Barbosa não perdem tempo.

3 comentários:

  1. Parabéns Aluísio! Maravilhosa matéria, seu blog e muito bom. Sucesso sempre.. Fernanda Caxiado.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo! Nós adoramos a matéria. Só temos que agradecer pela oportunidade que nos concede de aparecer num blog tão especial como o BNC que ja é um site consagrado. E, ao lado dessas princesas maravilhosas que você descobre e traz para sua página, "o véio fica novim in foia"

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!lindo trabalho amei todos!!! um abração.

    ResponderExcluir