sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Blog Notícias e Curiosidades presta homenagem mais do que merecida ao artista plástico pernambucano Tita Caxiado.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Caxiado com Prazeres Barbosa no filme "AGRESTE ADENTRO", de Eduardo Morotó, em 2006, em Frei Miguelinho-PE

Por Aluysio Morais

José Caxiado da Silva, conhecido popularmente como Tita Caxiado, natural de Venturosa, cidade a 246 km da Capital Recife, onde vive até hoje é motivo de grande orgulho para os pernambucanos.    
(Foto: Arquivo Pessoal)
 Caxiado com Prazeres Barbosa no filme "AGRESTE ADENTRO", de Eduardo Morotó, em 2006, em Frei Miguelinho-PE 

Caxiado é o que podemos chamar de “artista múltiplo”. Talhador, sanfoneiro, pintor, escultor, poeta e compositor.

Conhecido no mercado brasileiro por suas esculturas em madeira e pedra ele declarou em seu blog, Arte de Caxiado: “Desenvolvi algumas técnicas pesquisando e trocando ideias com outros artistas, adquirindo conhecimentos  a custa dos próprios esforços e determinação”. Completa dizendo: “Mais que um artista sou um herói. Sou daqueles  que vence obstáculos sem desanimar. A arte me da paciência e compreensão da vida. Isso me faz uma pessoa simples, humildes e equilibrada. Apesar de ter sido criado na roça, pelos meus avós, que não tinham instrução,  me analiso sem frustação, sem preconceito e sem complexo. Tenho motivos para ser alegre. Sou privilegiado por Deus e admirado pela maioria. O reconhecimento das pessoas é gratificante, nos alimenta o desejo de produzir cada vez mais o melhor da nossa arte. Enfim, sou feliz e isso é o bastante”.
  
Bastante homenageado por seus belos trabalhos o jornalista Heleno Ramalho escreveu “Eis, em linhas gerais, o perfil de uma pessoa simples, que põe a razão e o coração a serviço de feitos nobres.” A arte de Tita Caxiado é definido para mim na seguinte forma, um moderno trazido pra contemporaneidade , com pinturas e poesias que no remetem ao passado.
           
            A eterna e bem conceituada atriz Global Prazeres Barbosa falou também ao Noticias e Curiosidades sobre o ilustre artista plástico...

“Caxiado é um artista que se preocupa em transformar de forma lúdica, a essência dos personagens da sua obra em cada carícia efetuada, pela habilidade de suas mãos, e reflexo do seu coração, pois aí não está só a arte do artista.  Alí concentra-se A ALMA DO ARTISTA!
Tive a hora de ser presenteada, no meu teatro, com o seu 59º painel em cimento, ano em que eu completava 59 anos. Coincidência ou não, mas é impossível esquecer este presente! Eternamente grata, meu amigo!
             Caxiado, você é mais um que me inspira a dizer: SEMPRE ENTENDI PORQUE NÃO QUERO PERDER MINHAS RAÍZES.”
(Prazeres Barbosa – Atriz)
59º painel de autoria de Tita Caxiado feito com muito amor e carinho para presentear a atriz Prazeres Barbosa que coincidência ou não, a mesma completaria 59 anos na ocasião.
                
               Autor de obras como o monumento a Plínio Pacheco, Cenário Fórum de Pilatos, ambos de Nova Jerusalém (PE), monumento a Luiz Gonzaga, no Pátio de Eventos em Caruaru (PE), Monumento a Frei Damião com 10m de altura em São Joaquim do Monte (PE), Condomínio Porta do Sol em Mairinque (SP), monumento para Faculdade de Filosofia de Caruaru, Estátua do Sr. Rosalvo Rocha no Sítio da Prainha em Tamandaré (PE), obra mais trabalhosa de sua carreira... 10 meses para finalizá-la.
Monumento a Plínio Pacheco (Nova Jerusalém - PE)
Cenário Fórum de Pilatos (Nova Jerusalém - PE)
Monumento a Luiz Gonzaga no Pátio de Eventos - Caruaru - PE
Monumento a Frei Damião com 10m de altura em São Joaquim do Monte (PE)
Condomínio Porta do Sol em Mairinque (SP)
Monumento para Faculdade de Filosofia de Caruaru - PE
Símbolo da Faculdade de Filosofia de Caruaru - Obra alusiva aos 50 anos
Símbolo da Faculdade de Filosofia de Caruaru - Obra alusiva aos 50 anos
Estátua do Sr. Rosalvo Rocha no Sítio da Prainha em Tamandaré (PE), obra mais trabalhosa de sua carreira... 10 meses para finalizá-la.
Uma verdadeira obra de arte
 Escultura para Nova Jerusalém - PE
Escultura para Nova Jerusalém - PE
Tita Caxiado mostra seu lado musical
Fonte:

http://artedecaxiado.blogspot.com.br/2008/06/esculturas-em-concreto.html

http://cantodonordeste.blogspot.com.br/2012/01/30-de-janeiro-conhecido-tita-caxiado.html

http://noticiasdomundoecuriosidades.blogspot.com.br/



 
 


2 comentários:

  1. Apesar de já ter morado em várias cidades pernambucanas, atualmente O artista Tita Caxiado mora em São Joaquim do Monte PE. Ass Marcos Caxiado

    ResponderExcluir
  2. ...Perfeito trabalho do artista Tita Caxiado...Parabéns Tita que venha mais trabalhos como estes pela frente...Que Deus te abençoe Sempre e Sempre.

    ResponderExcluir