segunda-feira, 26 de setembro de 2016

‘Meu maior sonho é conhecer novos lugares e culturas diferentes’, afirma modelo

Foto: Divulgação/Tallyton Alves
Do Portal BNC, Por Aluysio Morais 
Segunda-feira, 26 de setembro de 2016 (19:00:03) 

A modelo Mariza Ribeiro, mas conhecida como Iza Ribeiro, é natural de Petrolina de Goiás (GO) e radicada em Aparecida de Goiana (GO), cidade que fica a pouco mais de 160km da capital Goiás.


Com 19 anos de idade, 1,78m de altura e pesando 50 kg a morena não passa despercebida diante dos transeuntes tamanha é sua beleza.

Em entrevista ao nosso portal a beldade falou com exclusividade sobre vários assuntos, tais como dificuldade no início da carreira, como foi descoberta para o mundo fashion, sobre seus sonhos futuros, enfim...


B N C – Com quantos anos você começou a modelar? 
Iza Ribeiro – Entrei no mundo da moda com 14 anos, um mês antes de completar 15 anos. 

B N C – Modelar sempre fez parte dos seus sonhos? 
Iza Ribeiro – Sim. Desde pequena com 7 anos já sonhava em ser modelo, amava ver os desfiles na TV. E na escola sempre que tinha alguma festinha que precisava se fantasiar, [risos] eu estava lá de Top Model e de sandália de saltinho. 

B N C – Qual sua principal dificuldade no início da carreira? 
Iza Ribeiro – A primeira dificuldade como a da maioria das meninas que começam a carreira, foi à financeira, mas consegui apoio da família e amigos que ajudaram a pagar o Book, minha mãe que sempre me apoiou pagou o curso. A distância também atrapalhou um pouco. Eu morava no interior e não tinha como estar presente nos castings, que normalmente são marcados em cima da hora,  (vida de modelo é uma correria). Com tantas dificuldades pensei em desistir da carreira, mas logo que mudei para Aparecida de Goiânia conheci o produtor Grécio Lemos que me apoiou e teve toda a paciência do mundo para me ajudar na preparação, porque eu não tinha experiência, não sabia fotografar direito e nem desfilar. Então fiz um curso avançado com o Ronaldo Oliveira onde aprendi muitas coisas e aperfeiçoei mais meu talento natural, que nem sabia que tinha, eu era muito insegura. Após terminar o curso fui a Mega Model a convite do fotógrafo Vinicius Moreira, onde conheci o Head Booker da agência o Marcello e o Booker Leandro Brito que estão me apoiando muito e dando ótimos conselhos, apesar de atualmente a minha dificuldade ser conciliar o tempo entre trabalho, universidade e modelar. Mas sempre mantenho o foco. Dificuldades sempre vão surgir. Tudo tem seu tempo e quando é para dar certo Deus abençoa. 
Foto: Tallyton Alves

B N C – Você se espelhou em alguém no início da carreira? 
Iza Ribeiro – Claro [risos], me espelho muito na modelo Alessandra Ambrósio. Acho ela muito linda e uma excelente profissional, ela arrasa nos trabalhos. Admiro muito porque na época que ela iniciou sua carreira o comum era loiras de olhos claros, e ela atingiu o sucesso justamente por fugir do comum morena de olhos escuros e conquistou seu espaço no disputado mundo da moda. 
 B N C – Qual lado bom no mundo da moda? 
Iza Ribeiro – O lado bom são as pessoas, você conhece muitas pessoas especiais, onde você aprende coisas que leva para o resto da vida. Porque toda pessoa em sua vida precisa saber se vestir bem, se comportar como também saber lidar com outras pessoas, pois no mundo em que vivemos atualmente estamos em constante avaliação e é preciso se adequar a tudo. Até em um ato simples como comprar um café na padaria as pessoas avaliam seu comportamento e suas atitudes. E o mundo da moda lhe prepara para muitas adversidades que você passa no seu dia a dia, como uma entrevista de emprego ou jantar de negócios.  

B N C – E o ruim? 
Iza Ribeiro – Como tudo na vida tem o lado bom e o ruim, no mundo da moda não é diferente, posso dizer que  o preconceito que ainda existe com relação às modelos, que ainda são vistas como mulheres fáceis, não nos deixa a vontade e isso não é bom.

É preciso respeitar, porque ser modelo é um trabalho honesto que basicamente busca divulgar um trabalho de outro profissional como estilistas, designer, médico, dentista e até engenheiro, porque a venda de um produto ou serviço sempre está vinculada a imagem de uma pessoa que passe confiança e mostre que aquilo é realmente bom.  

B N C – Quando você percebeu que levaria jeito para o mundo da moda? 
Iza Ribeiro – Desde criança as pessoas sempre diziam: ‘você é tão alta e magra parece modelo, você devia tentar entrar em uma agência e investir na carreira porque beleza você tem e sabe se portar ao andar’. Mas a pesar de sempre sonhar só tive certeza quando passei na primeira avaliação para entrar na agência e começar toda evolução, foi nesse momento que tive certeza que realmente levava jeito para coisa. 

Foto: Tallyton Alves

B N C – Como você foi descoberta para o mundo da moda e por quem? 
Iza Ribeiro – Então, foi iniciativa minha como sempre quis ser modelo, pesquisei várias agências e achei interessante a Mega Model. Entrei no site da agência fiz o cadastro, mandei umas fotos caseiras, e para minha surpresa depois de três dias eles me ligaram e chamaram para uma avaliação. Fiz o teste de vídeo e fotografia morrendo de vergonha porque era muito tímida [risos], aliás ainda sou um pouco tímida. Passei no teste e comecei todo o processo de preparação para entrar no mercado. 

B N C  Se tivesse que mudar algo em seu corpo, o que você mudaria? 
Iza Ribeiro – Sinceramente não sei por que me sinto bem com meu corpo, mas [risos] gostaria de ter os seios maiores, ainda bem que pode se resolver né? [risos]. 

B N C – Qual a parte do seu corpo que você mais gosta? 
Iza Ribeiro – Gosto dos meus olhos,  concordo com a frase ‘os olhos são as janelas da alma’, e realmente só através de um olhar que conhecemos uma pessoa verdadeiramente. 

B N C – E qual a parte do seu corpo mais elogiada pelos fãs? 
Iza Ribeiro – A boca! Sempre ouço elogios a respeito de minha boca e meu sorriso. 

B N C – Você já foi assediada no mundo da moda? 
Iza Ribeiro – Não. No mundo da moda o respeito é muito grande e nunca aconteceu de eu ser assediada ou receber propostas indecentes. Mas por rede social sim, as pessoas usam a mídia social como escudo, falam o que querem e você é obrigado a ler essas coisas negativas que são irrelevantes para sua vida.  

B N C – Como você define esse tipo de pessoa? 
Iza Ribeiro – A pessoa que assedia a outra tanto no mundo da moda quanto em qualquer outro lugar ou situação, é uma pessoa vazia que busca constantemente uma maneira de obter controle para preencher um vazio de sua personalidade, já que tem a ilusão de que se dominar alguém irá se sentir bem. Enfim pessoas assim são tristes, inseguras e precisam constantemente de se autofirmar. 


B N C – O que você acha do nu artístico?
Iza Ribeiro – Sobre o nu artístico acho um trabalho lindo quando explora a sensualidade e não fica vulgar. Quando a foto passa uma mensagem e conta uma história é porque cada detalhe do cenário foi pensado para captar a emoção. O nu artístico traz muito a emoção.

B N C - Você posaria nua para uma revista masculina?

Iza Ribeiro – [risos] Então para posar nua para uma revista masculina dependeria da proposta e do contexto do ensaio, mas todas as possibilidades estão em aberto. Então pra mim não teria nenhum problema posar nua para uma revista masculina.

B N C – Como você vê hoje o mundo da moda no mercado brasileiro? 
Iza Ribeiro – Atualmente apesar da crise que vivemos no Brasil e do mercado ter enfraquecido se comparados aos outros anos a moda de forma geral continua crescendo, pois novos ramos e segmentos estão surgindo e o que caracteriza esse crescimento é o engajamento de várias marcas em buscar sempre produzirem algo mais personalizado, que atenda a expectativa do consumidor, e a exaltação da cultura popular.

B N C – Quem é Iza Ribeiro pessoa e Iza Ribeiro modelo? 
Iza Ribeiro – Iza modelo não é muito diferente da Mariza pessoa [risos], como modelo não sou tímida e não tenho medo de ousar e adoro chamar atenção, já no dia a dia busco ser mais discreta. Ambos os lados sempre sou amigável e gosto de conversar, não faço diferença entre as pessoas que estão ao meu lado, porque acho lamentável pessoas que menosprezam as outras. Pra mim todos têm seu valor, e na semana passada aconteceu algo curioso, na rua onde passo para ir trabalhar. Nela sempre fica um mendigo que sentado lá, e toda vez que eu passo ele me elogia e em um desse dias ele falou que sey sonho é pegar na sua mão. Na hora fiquei sem reação e peguei na mão dele e as pessoas ficaram tudo me olhando achando que eu era doida, mas eu não me importei porque ele é uma pessoa como qualquer outra. Não entendo o preconceito do povo. Mas percebo que quando estou como Iza modelo as pessoas me trata diferente, como se tivesse medo de chegar perto e isso eu acho estranho.

Foto: Tallyton Alves

B N C – Qual seu maior sonho? 
Iza Ribeiro – Meu maior sonho é conhecer o mundo, viajar e conhecer novas culturas. Amo aprender coisas novas. Sonho também em ter condições e saber como ajudar as pessoas a serem mais felizes.

B N C – Como é seu dia a dia? 
Iza Ribeiro – Meu dia é muito corrido, acordo muito cedo porque uso transporte público para ir para faculdade, durante a manhã estou estudando, curso Administração na PUC-GO, das 11h às 12h, faço academia, saindo da academia corro para o serviço, trabalho como recepcionista em uma clínica odontológica até às 18h. Depois volto para casa e descanso, no fim de semana faço curso de inglês. Às vezes saio para fazer umas comprinhas ou para comer algo. Gosto de lugares mais calmo. 

B N C – Você tem namorado? 
Iza Ribeiro – Não, [risos] essa é a pergunta que mais ouço e todos ficam surpresos com a resposta, mas para namorar tem que gostar realmente da pessoa, querer dividir tudo com ela, ter companheirismo, levar a coisa a sério sem medo e sem pressa. E não é fácil encontrar alguém que queira dividir momentos, percebo que de modo geral as pessoas estão muito individualistas. Mas espero encontrar um homem que queira descobrir várias coisas novas comigo, porque a melhor parte de um relacionamento é aprender um com o outro. 

B N C – Um jogo rápido. Uma viagem inesquecível; 
Iza Ribeiro – A próxima. 

B N C – Um ídolo; 
Iza Ribeiro – Deus. 

B N C – Um momento; 
Iza Ribeiro – Festa surpresa no meu aniversário 

B N C – Uma virtude; 
Iza Ribeiro – Prestativa. 

B N C – Um defeito; 
Iza Ribeiro – Ansiosa. 

B N C – Perfume; 
Iza Ribeiro – Adocicado e de flores. 

B N C – O que não pode faltar na bolsa; 
Iza Ribeiro – Barrinha de cereal ou bolacha de sal. 

B N C – Um filme; 
Iza Ribeiro – Titanic. 

B N C – Um livro; 
Iza Ribeiro – “Nunca Desista de Seus Sonhos – Augusto Cury” 

B N C – Uma frase: 

Iza Ribeiro – "Quem aguarda a vida inteira por felicidade, muitas vezes aguarda em vão. É sempre possível traçar o caminho para a sua própria felicidade." 
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves
Foto: Vinícius Moreira
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves
Foto: Tallyton Alves

Um comentário:

  1. Acompanho e admiro Iza pelas redes sociais, acredito sim que ela vai conhecer o mundo, "diferentes lugares" sua beleza se mistura com carisma, umildade e perseverança.
    Ricardo Moraes Lacerda

    ResponderExcluir