quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Miss Terra Brasil 2014, firma parceria com Programa de Educação Ambiental Internacional

Miss Terra Brasil 2014, exibe todo seu charme e elegância nas passarelas (Foto: Melvin Sia Photo)

Do BNC, Por Aluysio Morais
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 (12: 12: 21)

De um corpo exuberante, a cascavelense Letícia Silva, 23 anos de idade e 58kg bem distribuídos em 1,79m de altura, foi a representante brasileira no Miss Earth 2014, ficando no Top 8.


A beldade tem medidas que vão de 87cm de busto, 60cm de cintura e 94cm de quadril. Sempre defendendo a natureza, a Miss Terra Brasil adotou como bandeira a divulgação sustentáveis e de preservação de meio ambiente no concurso.

LEIA TAMBÉM

- Miss Terra Brasil 2014 divulga ações sustentáveis do Parque Nacional do Iguaçu em Curitiba


A modelo ficou longe das passarelas por um determinado tempo em consequência da preparação de concursos, levando-a também o afastamento da faculdade. Mas que segundo ela foi satisfatório uma vez que realizou o sonho quer era a realização de um projeto que hoje é de fundamental importância, não só para sua vida pessoal, mas sim para uma nação inteira.

Quando questionada sobre o Miss Earth, Letícia explicou: O Miss Earth é um concurso que visa escolher uma mulher, uma beleza que possa representar a mãe natureza em nossa sociedade. Parece um tanto quanto místico essa definição, mas a meu ver, este concurso busca uma mulher que possa carregar o desafio de preservar a mãe natureza e que inspire as pessoas a praticar a ação de preservar o meio ambiente”.

Veja na íntegra a entrevista completa:


B N C – O que fez você escolher a carreira de modelo?

Letícia Silva – Devido na minha adolescência, eu apresentar o perfil exigido na moda e sempre ser abordada por olheiros, comecei a ter certa curiosidade sobre este mundo, quando estava com meus 13/14 anos. Foi aí que busquei fazer um curso e me identifiquei com a profissão, acabei me apaixonando e por isso optei dar continuidade à carreira.
Foto: Nery Cardoso
 Foto: Eduardo Olmedo

Foto: Aline moraes
 B N C – O que mais contribuiu para que você tomasse essa decisão?
Letícia Silva – O incentivo da minha mãe. Sempre fui apoiada nas decisões que tomei, dessa maneira pude superar com facilidade a dificuldade de ficar longe de casa e iniciar uma carreira competitiva como é a de modelo.

B N C – Você se espelhou em alguém quando começou a modelar?
Letícia Silva – Na época que comecei a frequentar curso de modelo e ser inserida no mercado da moda, uma das figuras em destaque era Vivi Orth. Observava sua trajetória, e isso me incentivou muito por vê-la se destacando e ser uma menina que saiu do interior, de uma cidade que fica a poucos quilômetros da minha.

B N C – O que significa ser modelo para você?
Letícia Silva – Ser modelo não é simplesmente o ato de vestir uma roupa e ela ter ‘’caimento’’, ou de ser um rosto bonito e um corpo magro. Ser modelo à própria palavra descreve, é ser referência de postura, etiqueta, elegância e equilíbrio.

B N C – Fale um pouco sobre o Miss Earth onde você ficou no Top 8:
Letícia Silva – O Miss Earth é um concurso que visa escolher uma mulher, uma beleza que possa representar a mãe natureza em nossa sociedade. Parece um tanto quanto místico essa definição, mas a meu ver, este concurso busca uma mulher que possa carregar o desafio de preservar a mãe natureza e que inspire as pessoas a praticar a ação de preservar o meio ambiente! Em 2014, o Miss Earth reuniu 86 mulheres do mundo inteiro durante um mês. Neste período eu e as demais participantes ficamos envolvidas em atividades relacionadas ao meio ambiente como, plantio de árvores, limpeza da costa do mar, conferências sobre o meio ambiente, divulgação do projeto ambiental de cada candidata, visita a escolas, orfanatos, cidade histórica e diversas ilhas nas Filipinas. Era o dia inteiro dedicado as atividades. Experiência incrível e gratificante eu posso afirmar, mesmo por ser um concurso que exige muito da candidata vale a pena a lição de vida e carinho recebido pelo povo filipino. Fiquei honrada de representar nosso país, fiz de tudo para me destacar e mostrar o trabalho que realizei no Brasil para o mundo! Ter ficado no top 8 foi o resultado de todo esforço dedicado para minha participação no Miss Earth! Por se tratar do meu primeiro concurso de Miss, creio que tive uma ótima colocação!

B N C – Quando você pensou em ser modelo, imaginaria que um dia seria miss?
Letícia Silva – Nunca me interessei pelo mundo Miss, achava que não tinha condições de carregar um título, por isso nunca imaginei que pudesse com o passar dos anos me tornar uma.

B N C – Você ficou um pouco afastada do mundo da moda.  O que levou você a tomar essa decisão?
Letícia Silva – Precisei dedicar um tempo da minha vida na preparação para o Miss, por isso me afastei dos trabalhos e também tive que deixar um pouco de lado minha faculdade, tudo para conseguir um bom resultado no concurso. Dediquei-me a aulas de teatro, expressão corporal, passarela, etiqueta, inglês e, além disso, o mais importante, a concretização do meu projeto ambiental.

B N C – O que significa ser miss para você?
Letícia Silva – Miss significa ser uma figura política, voltado para realizar e incentivar os projetos que defende! Além do mais, ser uma referência do país que representa.

B N C – O que significou para você ter adotado como bandeira a divulgação das ações sustentáveis e preservação de meio ambiente no concurso de miss?
Letícia Silva – Devido ao tema do Miss Earth de 2014 ser voltado para o eco turismo, promover ao mundo como nós trabalhamos com as ações sustentáveis e de preservação ambiental, me fez sentir a importância  que existe no ato de transmitir o conhecimento, demonstrar as pessoas o que fazemos para promoção do eco turismo. Creio eu que só incentiva a procura por esse tipo de turismo, divulgando assim nosso país da melhor forma, mostrando nossas riquezas naturais e a importância de garantir a preservação delas para as próximas gerações.

B N C – Você firmou parceria com um Programa de Educação Ambiental Internacional. Fale um pouco sobre essa parceria:
Letícia Silva – Nas Filipinas tive a oportunidade de conhecer um dos diretores do ENO – Environment Online, um programa que promove o plantio de árvores no mundo inteiro e que firmou um compromisso no RIO+20 de plantar 100 milhões de árvores até 2017. O ENO surgiu na Finlândia, e até hoje tem mais de 10.000 escolas de 150 países diferentes envolvidos na concretização desse projeto, até então eles atingiram 17 milhões de árvores plantadas em todo o mundo desde o ano de 2000. Por se tratar de um projeto de renome e importante para a preservação da mãe natureza, fiquei honrada com o convite e assumi a bandeira em divulgar no Brasil este programa!

B N C – Mesmo estando supercarregada com tantos trabalhos, você pretende voltar a modelar?
Letícia Silva – Pretendo modelar até quando conseguir conciliar minhas carreiras (modelo e enfermeira)sei que um dia chegará o momento que precisarei me dedicar somente a uma função, mas por enquanto consigo administrar as duas juntas. 
Foto: Nery Cardoso
 Foto: Arquivo Pessoal
 Foto: Roman Fotografia
 Foto: Eduardo Olmedo
B N C – Quem é Letícia Silva modelo e Letícia Silva pessoa?
Letícia Silva – Acredito que não existe distinção entre a Letícia modelo e a pessoa, considero que uma está inserida na outra! Minha personalidade que faz a Letícia modelo, assim tudo de particular e diferencial que tenho transmito no meu lado modelo quando está em ação!

B N C – Qual sua pior decepção no mundo glamouroso da moda?
Letícia Silva – Perceber que existem pessoas que fazem de tudo para prejudicar o outro, não só no mundo da moda. Mas minha pior decepção é quando vejo alguém tentando passar por cima do outro a todo custo para ter destaque.

B N C – Qual lado bom da moda?
Letícia Silva – A meu ver, o lado bom é a oportunidade de conhecer novas pessoas, novos ambientes, cidades e até mesmo países. A facilidade de ter contato com outras culturas e de a cada dia estar em um novo lugar com um novo trabalho, faz da moda ser dinâmica, prazerosa e divertida, não deixando de lembrar que demanda muita dedicação como qualquer outra profissão!

B N C – E o ruim?
Letícia Silva – O lado ruim é que se precisa abdicar de algumas coisas para seguir a carreira, como deixar a casa dos pais, ficar longe da família e dos amigos. Creio eu que esta é a pior parte!

B N C – Qual momento mais difícil em sua carreira de modelo?
Letícia Silva – O momento mais difícil foi quando tive que sair de casa e deixar os estudos de lado para dar seguimento a um grande sonho que era seguir na carreira de modelo. Sem dúvidas mudar a rotina, trocar de cidade, ficar longe de casa e parar com os estudos foram momentos embaraçosos na minha vida!

B N C – Você se sente uma pessoa realizada no mundo da moda?
Letícia Silva – Sou muito feliz e grata com o que este meio me proporciona até hoje! Além de oportunidades únicas fiz muitos amigos de longa data!

B N C – Como você avalia o ano de 2014 com relação ao mundo da moda? Foi dentro do esperado para você?
Letícia Silva – Foi melhor do que imaginava! Ampliei meus contatos, tive um ano produtivo de trabalho apesar do pouco tempo que tinha para dedicar-me a moda. Revi clientes antigos, e pela moda que tive reconhecimento e fui descoberta para representar o Brasil no Miss Earth!

B N C – O que você pensa para 2015?
Letícia Silva – Será um ano próspero e de muita luz! Desejo isso para mim todo momento! Acredito que irei me surpreender novamente, e que continuarei colhendo frutos de 2014. Será o ano em que irei colar grau pela Universidade Estadual do Oeste do Parará com o título de bacharele licenciada em Enfermagem, ou seja, ano de muitas emoções e quem sabe de mudanças! .

B N C – Se tivesse que mudar algo em seu corpo, o que você mudaria?
Letícia Silva – Sempre tive que ter cuidado em relação à medida do quadril. Então se tivesse que mudar algo seria relacionado em ter um quadril mais ‘’fino’’, com a estrutura óssea menor!

B N C – Qual parte do seu corpo que você mais gosta?
Letícia Silva – Gosto muito das minhas pernas, elas que fazem um grande diferencial na minha passarela, por serem longas me ajudam nas passadas e me destacam!

B N C – Como é seu dia a dia?
Letícia Silva – Costumo acordar cedo, durante a semana pela manhã cumpro com as horas do meu estágio curricular da faculdade. Na hora do almoço estou sempre com a minha família. A tarde geralmente fica reservada para trabalhos, quando não estou envolvida com alguma sessão de fotos, gravação, etc eu me dedico aos estudos. Ainda dou um jeitinho de praticar atividade física, visitar amigos, arrumar um tempinho para ouvir música e ler!

B N C – Como você avalia a atitude da Sheislane Hayalla, ao tirar a coroa da vencedora do Miss Amazonas Carolina Toledo?
Letícia Silva – Como ela mesma afirmou em entrevistas, teve seus motivos e defendeu seu ponto de vista. Apoio a ideia de que cada indivíduo deve reivindicar quando considera que algo está errado, entretanto é necessário saber como fazer. Considero que ela se exaltou, fez certo querer ‘’denunciar’’ algo que estaria errado segundo ela, mas da maneira que ela agiu achei exagerado e desnecessário.

B N C – Como está seu coração, livre para voar ou não?
Letícia Silva – Meu coração está cheio de sonhos, voando em direção deles! No momento, é com a vontade de concretizar meus planos que meu coração está preenchido!

B N C – Qual seu maior sonho?
Letícia Silva – Chegar à velhice, poder rever toda minha trajetória e ter a chance de dizer que realizei tudo o que pretendia, ou seja, estar satisfeita e feliz com a minha vida! 
 Foto: Eduardo Olmedo
 Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Site Miss Earth
B N C – Uma viagem inesquecível;
Letícia Silva – Sem dúvidas até hoje a minha ida ás Filipinas!

B N C – Um momento;
Letícia Silva – A primeira vez que assisti a um parto normal no meu 4º ano da faculdade!

B N C – Uma virtude;
Letícia Silva – Perseverança

B N C – Um defeito;
Letícia Silva – Sou teimosa.

B N C – Um ídolo;
Letícia Silva – Dra. Zilda Arns Neumann

B N C – Um livro;
Letícia Silva – Orgulho e preconceito de Jane Austen

B N C – Uma frase:
Letícia Silva – ‘’Não espere o momento favorável, crie-o’’.
 Foto: Arquivo Pessoal
 Foto: Arquivo pessoal
Foto: Missosology.org Bong Tan
 Foto: Site Miss Earth
 Foto: Site Miss Earth
 Foto: Eduardo Olmedo

 Foto: Jay Bernardo
 Foto: Jay Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário