domingo, 10 de novembro de 2013

A Venezuela comemorava a conquista do sétimo título do país na história do concurso Miss Universo com a Gabriela Isler

Foto: Alexander Nemenov/AFP
A venezuelana Gabriela Isler venceu, neste sábado, o concurso Miss Universo, realizado pela primeira vez em Moscou, que ofereceu um espetáculo grandioso, embora cercado de polêmica pela legislação anti-gay do país, que levou o apresentador originalmente escalado a se recusar a participar do evento.
A cerimônia, realizada na Crocus City Hall, uma grande sala de concertos em Moscou, foi transmitida para o mundo todo pela televisão. O espetáculo costuma ser assistido por dois bilhões de telespectadores em todo o mundo.

A coroa de diamantes foi dada à vencedora, uma apresentadora de TV de 25 anos, pela americana Olivia Culpo, ganhadora do concurso no ano passado.

"Ainda estou em choque. Eu me sinto tão abençoada, estou tão feliz de estar aqui", disse a nova Miss Universo.

A Venezuela comemorava a conquista do sétimo título do país na história do concurso, a começar pelo presidente Nicolás Maduro.

"Parabéns a Maria Gabriela Isler por sua vitória, que é a vitória da Venezuela. Que Deus a abençoe sempre!", escreveu Maduro em sua conta oficial no microblog Twitter minutos após divulgada a notícia.

"Gente como eu merece os mesmos direitos"
 Foto: Alexander Nemenov/AFP
O americano Thomas Roberts, que co-apresentou o show ao lado da ex-Spice Girl Mel B, dedicou a cerimônia às vítimas do tufão nas Filipinas.

"Nossos pensamentos estão com vocês. Dedicamos a vocês o espetáculo desta noite", declarou Roberts.

Roberts substituiu o co-apresentador original do concurso, Andy Cohen, um homossexual assumido, que se recusou a assistir à cerimônia em protesto contra uma controversa lei aprovada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que proíbe a "propaganda gay" diante de menores de idade.

Cohen foi substituído por Roberts, que embora também seja gay, justificou sua participação no evento dizendo esperar que seja um exemplo positivo para a comunidade homossexual.

No entanto, pouco antes de começar o evento, Roberts, que usava um smoking cor de rosa, criticou a legislação russa, dizendo à AFP que estas leis são "discriminatórias".

"Sei o que é ter medo de ser rejeitado, sei o que é ser marginalizado e espero que a Rússia se dê conta que o que está fazendo é errado e que fere as pessoas", acrescentou o apresentador, que posou ao lado do marido Patrick Abner no tapete vermelho.

"Não sei se estou aqui para promover os direitos dos homossexuais. Penso que estou aqui para promover o fato de que pessoas como eu merecem os mesmos direitos porque não somos diferentes", disse Roberts.

Desde que foi aprovada em junho a controversa lei que pune com multa ou até prisão a "propaganda gay", vários atletas, artistas e até ministros de países do mundo inteiro fizeram críticas duras a Putin, e alguns chegaram a apelar pelo boicote dos Jogos Olímpicos de Sochi, que o país vai sediar em 2014.

Miss Rússia entre as primeiras eliminadas

Um total de 86 jovens participaram do concurso este ano. Elas se apresentaram no palco em vestidos vermelhos e pretos, antes de se trocar e desfilar de biquíni. Os jurados, em seguida, selecionaram 16 finalistas.

Entre os jurados se destacou o cantor Steven Tyler, vocalista da banda de rock Aerosmith.

A rápida eliminação da Miss Rússia, Elmira Abdrazakova, que não foi selecionada entre as finalistas, foi um dos momentos marcantes do evento, provocando vaias na sala.

A Rússia conquistou este título de beleza em 2002 com Oksana Fedorova, mas ela perdeu a coroa quatro meses depois de vencer o concurso por descumprir suas obrigações de miss.

Entre as favoritas deste ano estavam a Miss Filipinas, a Miss Espanha, além de várias representantes latino-americanas, como as de Brasil, Porto Rico e México.

O concurso Miss Universo foi celebrado pela primeira vez em 1952 em Palm Beach (EUA). Está reservado a mulheres de 18 e 26 anos, sem filhos e que nunca tenham posado nuas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário